2.03 – Crônicas Saxônicas – Bernard Cornwell 1-5

“Wyrd bið ful ãræd”

Lá está você navegando sem preocupação quando aparece um link suspeito da Submarino com um box de livros com um preço interessante. Vamos comprar? Bora! O autor em questão é o Bernard Cornwell, romancista que já conhecia com a Trilogia do Graal, o qual consegue inserir personagens fictícios em momentos históricos interessantes (principalmente na Inglaterra e França, mas não exclusivamente).

O box em questão é o das Crônicas Saxônicas, com volume de 1-7. Mas irei falar dos que eu já li, que são, em sequência:

  • Vol 1 – O Último Reino
  • Vol 2 – O Cavaleiro da Morte
  • Vol 3 – Os Senhores do Norte
  • Vol 4 – A Canção da Espada
  • Vol 5 – Terra em Chamas

Fazendo um resumo geral, a história é relatada pelo ponto de vista de Uhtred de Bebbanburg (Nortumbria), saxão criado por dinamarqueses vikings, mas que por motivos do destino vira defensor de Wessex (Reinos que existiam no que atualmente é a Inglaterra). E no meio disso começam a ser feitos vários inimigos, tanto militares, políticos e religiosos, como também aliados vão sendo forjados.

O Último Reino relata a invasão viking dinamarquesa e o começo da conquista dos reinos até adivinha o que? Sobrar apenas um reino Saxão. E no mesmo conta o desenvolvimento da infância e juventude de Uhtred, assim como algumas traições que ocorrem nesse período.

O Cavaleiro da Morte continua com as conquistas dinamarquesas, agora sobrando apenas o último reino, Wessex, governado por Alfredo o Grande. Este que foi forçado a recuar a um pântano como um último refugio. E ali Uhtred irá ganhar as graças e desgraças servindo ao rei cristão.

Os Senhores do Norte, Uhtred volta à sua terra (o norte) para resolver alguns assuntos familiares que ocorreram no O Último Reino. O livro em si resolve alguns assuntos pedentes que foram deixados no primeiro.

Em A Canção da Espada, Uhtred já é um guerreiro nomeado e temido, jurado à Alfredo, deve guerrear contra novos invasores: os Noruegueses e ao mesmo tempo se depara com a falta de eficiência tática dos demais “conselheiros e protegidos” de Alfredo, sempre piorando a situação a ponto de Uhtred ter que ser chamado para resolver as coisas. A lealdade dele em relação a que lado ele prefere, dinamarqueses ou saxões, é questionada.

Terra em chamas, mais uma vez um invasor ameaça Wessex e Uhtred é chamado para defendê-la. Sem muitas surpresas. Alfredo já começa a preparar o terreno para a “Inglaterra” e para seu Filho Eduardo e seu genro AEthelred (primo por lado materno de Uhtred).

Sobre os livros, a leitura é fácil e rápida, prendendo a curiosidade do leitor. Como todos são contados por uma versão já velha de Uhtred, algumas vezes solta-se “spoiler” mínimos do que irá ocorrer, sem contar como ocorreu (claro, se contasse iriam perder um ou outro volume de livro a ser lançado). O personagem principal em si é um guerreiro, sem tempo para política ou crendices idiotas, o que o leva muitas vezes a questionar a “cristandade” da época, em seus costumes, crenças e relíquias.

Como de praxe do Cornwell, (quase) todas as batalhas realmente ocorreram na vida real e o personagem apenas é introduzido nelas de modo a impactá-la. E no final de cada livro tem o relato do que é real e do que não é real. Uma ótima maneira de aprender história sobre o momento histórico retratado.

No mais, recomendo a leitura para quem curte de como a Inglaterra foi formada, para quem curte vikings e cultura nórdica, livros medievais e de boas leituras. Peço desculpa pela demora para postar e até eu terminar os demais livros.

Anúncios

Publicado por

newtonwsl6

65% goiano, 31% mineiro e 4% paulista. Engenheiro mecânico recém formado pela UFU em plena crise política e economia brasileira. Nerd nível médio pegando grau em avançado, desenhista, leitor, gamer, cinéfilo e apaixonado por heróis (ou seria vilões?).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s