1.10 – Tharsis

Aquele momento em que você compra um bundle (pacote) de jogos no site http://www.humblebundle.com, de olho em um jogo (Rust no caso), e descobre que existe outros jogos tão bons quanto. Hoje vou descrever minha experiência com Tharsis, começando por apresentar o trailer para vocês:

A proposta de Tharsis, jogo tipo roguelike / turno, éfazer uma viagem entre a estação espacial (ou nave) até Marte, e o desenrolar da história (que digamos ser bem secundária) vai ocorrendo durante cada turno em que você sobrevive. No jogo, após umas leve narrativa, ocorre um incidente e começa a aventura.

De recursos, no jogo, você tem o stress, os dados, comida, assistências, pesquisa de projetos, a vida da nave e a vida dos tribulantes. Observe a imagem a seguir:

maxresdefault-1024x576

E como revés, temos os dados que não podem ocorrer, que são representados por um nº e uma cor. No caso da imagem acima, temos em laranja o dado de face 2. Toda vez que você lançar seus dados e cair um 2, ele irá te dar 1 ponto de dano (laranja = -1 de vida). Têm-se também o roxo (void = desaparece o dado), azul (stasis = o dado congela e não rolará de novo caso opte por rerolar).

 

Tharsis_20160105192102

Você estará munido de 4 tripulantes, cada qual possuí uma especialização / classe. Entre eles:

  • Kayla Jones – Médica – Habilidade de curar +1 de vida da equipe que estejam no mesmo módulo que ela, quando usar um dado 5+ (com número igual ou maior que 5) na habilidade dela.
  • Pacal Lavorin – Mecânico – Habilidade de consertar a nave em +1 quando usar um dado 5+ no slot de habilidade.
  • Allison Silva – Especialista – Possui a habilidade de dar mais 1 reroll, ou seja, pode jogar seus dados até 3 vezes a procura de melhores resultados.
  • Jean Olowe – Capitão – Habilidade de adicionar +1 dado para todos que compartilharem o módulo dele, quando usar um resultado 5+ no slot da sua habilidade.
  • John Park – Psicólogo – Habilidade de reduzir o stress em 20% da tribulação que esteja no módulo com ele, quando usa um resultado 5+.
  • Niki Karam – Comandante – Consegue reparar +4 de algum problema em algum módulo ao usar um resultado 1+ no slot da habilidade dela.
  • Yuri Novak – Piloto – Ele consegue andar e passar através por módulos problemáticos sem levar dano.
  • Joy Lee – Técnica – Bônus de +2 em assistência quando ela usa um resultado 5+ no slot de habilidade dela.
  • Sofia Diaz – Canibal – Ela lhe arruma +1 de comida e sofre -1 de dano na vida, ao usar um resultado de 5+ na habilidade dela. (Será que ela se corta? o.O)

Desses 9, 5 serão desbloqueados com o passar do tempo e feitos.

Agora, descrevendo um pouco a nave, existem 7 módulos restante na mesma, sendo que cada módulo tem uma utilidade única, servindo para ganhar alguns bônus ou suprimentos. Entre eles:

Controle de vôo – Habilidade de não levar dano de movimento, caso um dado de 5+ (valor 5 ou 6) seja colocado no slot da habilidade.

Casa verde – Habilidade de ganhar  de 1-2 comidas, ao colocar 2-3 dados, respectivamente, iguais nos slots do módulo.

Suporte de vida – Habilidade de ganhar 2 dados extras ao colocar qualquer dado (1 a 6) no slot da habilidade. E ganhar +2 dados se colocar outro igual.

Operações – Reduz o stress em 60% em quem colocar um dado 5+ no slot desse módulo.

Baía médica – Cura completamente o tripulante que colocar um dado 5+ no slot desse módulo.

Laboratório – Ganha 3 assistências se colocar um dado 5+ aqui.

Manutenção – Deve-se colocar um dado no slot desse módulo, e então um segundo dado igual ao primeiro para consertar a nave em +2 pontos de vida. Um terceiro dado igual irá conceder +1 ponto de vida para a nave, totalizando +3.

Tharsis_20160105183412

Tharsis lembra muito FTL em seus primeiros momentos, com o turno passando, problemas para resolver e recursos acabando. E após certos turnos você chega no seu objetivo. Porém em mecânica, Tharsis fica com dados enquanto FTL fica com uma mini game de luta espacial.

As conquistas são em sua maioria bem simples, como ficar jogando e liberar elas, exceto por 2 em questão, que é sobreviver 3 turnos apenas com um tripulante e sobreviver um turno com 9 de dano vindo (sendo que sua nave tem apenas 8 de vida). A trilha sonora poderia ser melhor, ainda mais com tantos indies investindo nas trilhas sonoras de seus jogos. O entretenimento é ótimo, já que não se vê o tempo passar com o jogo, principalmente quando você está afobado tentando sobreviver e chegar em marte. Já a dificuldade:

  • no easy você irá conseguir aprender as mecânicas do jogo e chegar em marte;
  • no normal você irá ter que começar a decidir o que concertar e o que deixar sem conserto e usar algumas estratégias para pegar recursos, com um grande desafio;
  • no hard você irá ter o verdadeiro desafio e precisará contar um pouco com a sorte nos dados;

Aconselho muito a compra de Tharsis a quem curtir roguelikes por turno, principalmente se pegar ele em uma promoção com 75% ou humble bundle. Aos demais, cuidado, o jogo pode te entediar se não curtir gerenciamento.

E de bônus, um vídeo de como são as coisas no hardmode:

 

Anúncios

Publicado por

newtonwsl6

65% goiano, 31% mineiro e 4% paulista. Engenheiro mecânico recém formado pela UFU em plena crise política e economia brasileira. Nerd nível médio pegando grau em avançado, desenhista, leitor, gamer, cinéfilo e apaixonado por heróis (ou seria vilões?).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s